My Training & Orientation

APIA treinamento

O Treinamento do APIA

1º DIA 13/03 (terça) Acordei às 7am e fomos para o breakfast às 8am. Comi pão parecido com pão de forma só que mais duro com geleia, metade de uma rosca com gosto parecido com panetone, salada de frutas de laranja, abacaxi e melão e tomei suco de laranja (era artificial) porque eu não bebo café. Às 8:30, fomos para o salão do treinamento e a Jody, a senhora palestrante, se apresentou dizendo "Welcome to the United States!" e ela comentou um pouco sobre os arredores do hotel antes de começar. A palestra foi toda com slides, ela falou sobre os "3 nãos": Drogas, Bebidas e Abuso infantil (inclusive apresentou um vídeo parecido ao usado no treinamento da APC, sobre não balançar/sacudir um bebê). Depois, falou sobre respeitar as regras das comunidades, sobre quais documentos devemos deixar sempre na bolsa, sobre o vencimento do visto, sobre leis de trânsito (algumas coisas são diferentes como, aqui pode fazer conversão para direita no semáforo vermelho), sobre viagens... Enfim, muita coisa! Então, no 2º intervalo (nós tivemos 2 intervalos de manhã e 2 à tarde de 15 minutos cada) algumas meninas receberam presentes de suas host families e eu RECEBI!!! A minha host family deixou no hotel para mim uma bolsa de NYC, uma blusinha IS2NY e um chaveiro de NY já com a chave da casa! Tinha também um cartão me desejando boas-vindas e brownies feitos por eles (em algum e-mail eles me disseram que sempre comiam e eu disse que também adorava porque amo chocolate). Também recebemos um envelope explicando como vamos para a casa da família e a minha virá me buscar! No envelope, também tem o cartão do seguro de saúde que escolhemos e que deve ficar sempre com a gente. O almoço foi bom, comida mexicana, comi arroz, salada de tomate, cenoura, queijo... Como tivemos 3 horas de almoço, fomos para um shopping! Lá, fiz a minha primeira compra nos EUA, um saquinho de lenços demaquilante da Victoria's Secret, US$6. De volta ao treinamento, foi falado sobre choque cultural, a adaptação em um novo país (foi aí que ela perguntou de onde nós éramos e as brasileiras são, sem dúvidas, as mais animadas!), as horas de trabalho (podemos receber a mais, mas nunca trabalhar a mais que as 40h semanais) e assistimos à um vídeo com Au Pairs e Host Parents dando seus pontos de vista sobre o programa e a Denise falou sobre nossas LCCs, o que pedir e perguntar à ela, quando perguntar... Depois, tivemos uma dinâmica, nos dividimos em 4 grupos e em uma cartolina escrevemos nossas opiniões sobre os americanos, homens, mulheres e crianças americanas. Também recebemos um cartãozinho para escrever alguma dúvida e a Jody leu e respondeu alguns dos cartões. A janta foi às 7pm e foi pizza, e de sobremesa, cookies de chocolate! Como no meu quarto estamos apenas eu e a brasileira Kéti, algumas das outras brasileiras vieram para cá e ficamos conversando até a hora de dormir - noite do pijama!
2º DIA 14/03 (quarta) Acordei às 7am, o breakfast foi igual ao de ontem e no treinamento, que começou pontualmente às 8am, foi falado sobre a carteira de habilitação de cada estado, sobre casos de crianças desaparecidas com exemplos em vídeos e sobre informações da host family na internet, em redes sociais. Depois, recebemos a Lara e a Lynn para o curso de primeiros socorros (ela foi perguntando "quem vai ser Au Pair de 1 kid?, 2 kids, 3, 4 e quando chegou em 5 kids, só EU levantei a mão!). Acompanhamos pela apostila os slides e sempre era apresentado vídeos como exemplos. Aprendemos muitas coisas: sobre curativos, queimaduras, alergias, picadas e até sobre a fada do dente! O almoço foi parecido com o de ontem, o refrigerante é sem gás nenhum, eles deixam em jarras aberta nas mesas... Eu comi uma banana de sobremesa sentada em uma mesa cheia de asiáticas que comentavam algo sobre "brasileira=banana"... Apenas 1 hora de almoço hoje e de volta ao treinamento, assistimos um vídeo com fotos de Au Pairs de 2006 muito longo, mas lindo! Depois, foi falado sobre televisão: Barney, Sesame Street, How it's made, pode; Simpsons, Sponge Bob, não pode! Foi falado sobre o lado pedagógico, um pouco diferente do Brasil, mas como educadora entendi que era sobre o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo. Depois, outra dinâmica, nos dividimos em grupos de acordo com as idades das crianças que vamos cuidar (foi difícil para mim, já que tenho idades diferentes, mas optei por ficar no grupo dos 10 anos ou mais) e escrevemos atividades que podemos fazer com essa idade. Apresentamos para todos depois e o treinamento se encerrou. Quem ia para o tour em NYC foi para o ônibus e como nem eu, nem a Kéti fomos, viemos para o quarto descansar e esperamos dar 6pm para irmos jantar e fomos passear por aqui! Comemos de janta um lanche no hotel (gigante) e fomos com a Carol e a Paloma para a Target, uma loja (gigante) que tem de tudo. Quase comprei minha câmera digital para começar a tirar fotos, mas não tinha nenhuma que amei, mas comprei uma chapinha porque não trouxe a minha, paguei US$30. Voltamos às 9pm e fomos dormir.
3º DIA 15/03 (quinta) Acordei às 6:30, arrumei as minhas malas e desci já com a mala de mão e bolsa para o breakfast, que foi igual, mas hoje tomei leite gelado com chocolate. Às 8am, o treinamento começou e a Jody leu e explicou o restante das perguntas feitas no 1° dia e nos orientou sobre os meios de transportes para chegar até a casa da família (a minha vem me buscar aqui no hotel daqui a pouco!). No almoço, tivemos feijão hoje, bem diferente do da minha mãe, claro, e carne de panela com legumes, arroz e salada. Depois, nos foi apresentado um vídeo muito completo sobre o desenvolvimento das crianças, abordando os aspectos físico, intelectual e social das crianças e na nossa apostila tem 150 atividades para fazer com crianças. Foi falado também sobre adolescentes e bullying... E, mais um vídeo sobre o comportamento das crianças, foi tipo um "resumão" de tudo o que aprendi na faculdade de pedagogia, assuntos como autonomia, independência, agressividade, valores, individualismo, criatividade... TUDO! Depois, sobre como identificar se a criança está com fome, brava, sozinha, cansada... Por fim, ela explicou sobre os créditos dos nossos cursos, sobre como conversar com a host family nos primeiros dias, sobre como usar o site do APIA agora, que podemos logar e sobre o seguro saúde. Então, as meninas foram sendo direcionadas para as vans que as deixarão nos aeroportos, estações de trem e eu estou aqui, no lobby do hotel com as outras meninas que vão morar próximas daqui também e as nossas host families já estão vindo nos buscar!
treinamento apia
Eu e a Kéti, minha companheira de quarto!

9 comentários :

Audrey Borges disse...

Queridonaaa, Pelo jeito seu treinamento foi bem legal, espero que o meu tbm sejaaa....
Estou feliz de ver que vc tem tido tempo de vir aqui no blog porque eu n tenho a mesma sorte...hsauhsuahsa
Ve se não me esquece eim? Terça feira eu to na area..hsaushuash
Beijooos
conta como esta sendo com a familia eim?

Juliana Brandão disse...

Giii. ai esses dias deve estar sendo um sonho neh. Nossa eu to aqui super feliz por vc, por tudo isso! Não te conheço pessoalmente, mas sinto o qnto tem um coração bom. Deus abençõe a cada dia... um bjooo

Nubia Naiara Souza disse...

Que legal seu treinamento Gisella!!!! Adorei!!!
Felicidades e volte logo pra contar como foi a chegada hein na HF hein?! Hehe

Rachel disse...

Que legal Gi!!
O treinamento pareceu ótimo mesmo!
E como está se sentindo? Realizada né!
Boa sorte no encontro com a família e que seu ano seja maravilhoso!!!
Volte pra nos contar como foi!
Beijos

Mariana disse...

Ahhh Stamford! Para sempre no meu coração!
Tenho certeza que vai aproveitar muito, porque essa área é ótima!
Um abraço!

Keti disse...

Giiiii, adorei as fotos e dividir o quarto com voce!!
Agora temos que combinar de ir juntas pra New York City hein ahahhahaah =)
Beijos ate maisssss!!

out disse...

Parabééns Gisella!! Parece que seu treinamento foi muito 10!! Boa sorte e volta pra contar como foi a primeira semana na casa da família, como foi a reação dos kids, hein!
beijão

Alice disse...

Giii, amei seu post! Super detalhado!!! Já da pra ter uma ideia de como será o meu!
Bjks

Taila Oliveira disse...

(olha eu aqui lendo de trás pra frente!) hehehe
Li o lindo post sobre a chegada na família e agora to nesse (e pronto, tirei o atraso de novo).

To adorando cada vez mais o blog, porque vc fala os detalhes e eu consigo imaginar tudinho como foi Isso é muito legal.
Sabe outra coisa? Eu consigo imaginar a tua alegria nas atividades que vc descreve!!!! (principalmente lá no post depois deste, com a recepção da família)

Beijooo